quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Comprar na loja virtual Submarino.com.br: uma péssima experiência

Prezados,

Embora trabalhe há dez anos com Internet, poucas vezes fiz compras on-line. Sou um consumidor conservador, porém tenho a mente aberta. Aceito mudanças, o e-commerce veio mesmo para ficar.

Assim, no sábado (15/12/2007) , comecei a mudar o meu perfil como cliente. Comprei um filtro de água por R$ 180 na loja virtual Submarino.

Em comparação com a loja da Dicicco no Ipiranga, que fica num bairro próximo ao meu apartamento, a economia compensava - eram R$ 70 mais barato. Porém, na comparação com a Americanas.com, o desconto caía para R$ 20. Efetuei a compra, o prazo de entrega era de somente um dia útil - assim o filtro deveria chegar no máximo na noite de segunda-feira.

A economia me custou caro. Estou tendo duplo prejuízo. Hoje é quarta-feira (19/12/2007), 19h. Há 48 horas estou esperando chegar o filtro. Liguei ontem no atendimento ao consumidor. Fiquei horas navegando entre gravações incompreensíveis que me imploravam para não desligar. Acabei desistindo, como consumidor tenho direito de ser ouvido e conversar com outro ser humano.

Consegui hoje de tarde um contato pelo chat do Submarino. Soube que o pedido fora extraviado, que não havia nenhuma previsão de entrega do produto. O atendente me pediu para ter calma, compreensão etc. Em resumo, somente encaminhou um e-mail interno para outro colega avisando que não tinha chegado o filtro.

Indignado, postei uma mensagem para o capitao@submarino.com.br, o e-mail de atendimento ao cliente. Descobri, a duras penas, que esta é a única maneira de contato com esta excepcional e organizada loja virtual brasileira. Nas outras opções, é preciso ligar para secretárias eletrônicas e não ser atendido. Mas desta vez tive resposta. O sistema de recebimento automático de mensagens replicou:

"Agradecemos seu contato e pedimos gentilmente que aguarde um retorno em até 01 dia útil."

Assim, continuo no aguardo da manifestação do Submarino. E divido abaixo, minha angústia.
Confiram:


Clique na imagem para ampliar
Prezado capitão (Submarino).

Comprei sábado (14/12/2007) um filtro de água no Submarino. O prazo de entrega era de um dia útil para a capital. Hoje, quarta-feira (19/12/2007), 13h, ainda não recebi o produto. Estou perplexo e estarrecido com a qualidade do serviços prestados pelo Submarino.

Me sinto protagonista de uma comédia totalmente sem graça. Você deve estar morrendo de rir.

Veja abaixo, o enredo completo desta estória tragicômica:

1) O filtro de água não foi entregue no prazo combinado. (primeira falha)

2) O Submarino sabia do atraso, porém não me avisou (segunda falha). Dois dias depois, entrei em contato com o Submarino, pelo telefone. Caí numa secretária eletrônica que não informa nada, fiquei 30 minutos esperando e desisti (terceira falha). Contatei então, pelo chat, o atendente Messias Bueno - ele informou que o produto foi extraviado e que não há nenhuma previsão de entrega. (quarta falha)

3) Perguntei para o atendente como cancelar a venda. Não obtive resposta (quinta falha) e recebi um pedido dele: ter calma e compreensão!

4) Pedi então o nome e telefone do responsável no Submarino pelo problema. O atendente não o forneceu, disse somente que iria encaminhar um e-mail interno(?) (última falha, até agora!).
Sou jornalista e trabalho com comunicação. Pensei comigo: só trabalham robôs nesta empresa? Há alguém aí de carne e osso? Como funciona a comunicação? Segue o padrão da secretária eletrônica, ou seja, vocês falam pelo teclado do telefone: disque 1 para falar sobre compra, 2 sobre pedidos, 3 para ser demitido, etc.?

5) Estou tendo duplo prejuízo. Há três dias contratei um eletricista para ir no meu apartamento instalar o filtro comprado no Submarino, que aliás está com 36 horas de atraso na entrega e sem nenhuma perspectiva até agora. Em suma: faz três que o eletricista está no apartamento de braços cruzados - e estou pagando.

Abaixo, segue as três últimas perguntas.Imploro, por favor, respostas convincentes, algo capaz de minimizar minha decepção e angústia.

1) O Submarino pretende compensar os prejuízos causados? Qual é o procedimento padrão da empresa nestes casos?

2) Ainda posso cancelar a compra?

3) Vamos inverter a situação. Na minha situação, você faria uma reclamação no Procon?
Por fim, segue abaixo a transcrição do diálogo com o atendente do Submarino. Este diálogo foi hoje, quarta-feira (19/12/2007), passadas 48 depois do prazo de entrega do filtro fornecido pelo Submarino.

Rogério Mascia Silveira - Jornalista e Webdesigner
www.rogeriosilveira.jor.br - cel. (11) 9845-9197

Skype - rogeriomascia
GoogleTalk - rogeriomascia@gmail.com
MSN - rogeriomascia@hotmail.com

____________

Messias Bueno:

Olá Rogerio. Em que posso ajudar?

Messias Bueno:

Bom dia!

Rogerio:

bom-dia

Rogerio:

comprei sábado passado um filtro de água no Submarino

Rogerio:

e ainda nao recebi

Rogerio:

o site dizia que iria entregar em um dia útil

Rogerio:

o fato é que contratei um eletricista para instalar ontem o filtro no meu apto

Rogerio:

porem vcs nao entregaram

Messias Bueno:

Rogerio, peço gentilmente que informe o número de seu pedido

Rogerio:

XXXX2XX5

Messias Bueno:

Rogério obrigado, estou verificando, peço gentilmente que aguarde

Rogerio:

alem de nao ter recebido o filtro, vou precisar pagar mais um dia de servico para o eletricista. Motivo: o produto nao foi entregue

Rogerio:

alias, nao chegou até agora

Messias Bueno:

Rogério, estou verificando, peço gentilmente que aguarde

Rogerio:

ok, continuo no aguardo

Messias Bueno:

obrigado

Rogerio:

verificou?

Messias Bueno:

Rogério obrigado por aguardar, conforme verifiquei em meu sistema, seu pedido foi entregue a transportadora(BSL Logística Ltda) em 16/12 as 03:22, mas a mesma foi extraviado, neste caso estou enviando uma solicitação ao setor responsável

Rogerio:

extraviado?

Rogerio:

nao vou receber o filtro ainda hoje?

Messias Bueno:

O mesmo entrará em contato via e-mail, em até 1 dia útil lhe posicionando, referente a nova entrega

Rogerio:

vou receber alguma compensacao pelo atraso?

Messias Bueno:

Rogerio infelizmente não

Rogerio:

como não?

Rogerio:

quem entrará em contato comigo?

Messias Bueno:

Rogerio, lamento o ocorrido, peço gentilmente que aguarde

Rogerio:

aguarde até quando?

Rogerio:

estou com a cozinha do meu apto toda empoeirada

Messias Bueno:

O mesmo entrará em contato via e-mail, em até 1 dia útil lhe posicionando, referente a nova entrega

Rogerio:

quem é o mesmo?

Rogerio:

por favor, peço um nome de uma pessoa e de alguém responsável para me atender

Messias Bueno:

estou enviando uma solicitação ao setor responsável(setor de logística)

Rogerio:

em termos práticos, o que significa isto?

Rogerio:

em suma, quando chegará o filtro?

Rogerio:

mais uma pergunta

Rogerio:

se o produto foi extraviado, por que eu nao fui avisado do ocorrido?

Messias Bueno:

Rogerio, em termos prático, peço gentilmente que aguarde, pois o setor responsável, lhe informará, pois eu no momento não tenho acesso a informações

Rogerio:

estou me sentindo lesado, feito de bobo e tratado sem o mínimo de respeito

Rogerio:

peço, por favor, o nome e o telefone dele para eu entrar em contato

Rogerio:

estou tentado a cancelar o pedido

Rogerio:

e comprar em outro lugar

Messias Bueno:

Rogerio lamento o ocorrido, e agradeço su compreensão

Messias Bueno:

Posso ajudar com mais alguma informação?

Rogerio:

sim, qual é o nome do responsável

Rogerio:

e quero um telefone para receber explicaçoes mais precisas

Rogerio:

voce, pelo visto, nao resolve nada

Messias Bueno:

Rogerio, não é a pessoa responsável, mas sim o setor responsável, o acesso é apenas via e-mail

Rogerio:

como assim?

Messias Bueno:

Posso auxiliar em alguma outra questão?

Rogerio:

nao há nenhum ser humano que possa me atender aí no Submarino?

Messias Bueno:

O número da tripulação do Atendimento Voz é (11) 4003.5544.

O atendimento é feito das 9:00 às 21:00 horas, de Segunda a Domingo.

Rogerio:

ja liguei neste número e cai em uma secretaria eletronica

Rogerio:

fiquei ontem esperando horas e nao fui atendido

Rogerio:

estou pedindo, o nome e o telefone de uma pessoa, entendeu?

Rogerio:

alias

Rogerio:

quando alguem liga para este numero, precisa pagar pela ligacao

Rogerio:

e quem tem pagar é o Submarino, que nao entregou o meu pedido e ainda por cima me pede para eu ter paciência!

Rogerio:

em resumo:

Rogerio:

você nao me informou quando vou receber o filtro

Rogerio:

também nao forneceu o nome de alguém responsavel pelo problema

Rogerio:

como fico nisso?

Messias Bueno:

Rogerio infelizmente não tenho temos acesso a estas informações

Rogerio:

e eu, como fico nisso?

Messias Bueno:

peço gentilmente que aguarde, pois o setor responsável, lhe informará, pois eu no momento não tenho acesso a informações

Rogerio:

nao ha previsao de entrega do produto? pelo menos para eu poder avisar o eletricista

Messias Bueno:

peço gentilmente que aguarde, pois o setor responsável, lhe informará, pois eu no momento não tenho acesso a informações

Rogerio:

aguarde até quando?

Messias Bueno:

Agradecemos o contato! Tenha um bom dia! Conheça nossa Central de Atendimento, através dele você poderá acompanhar seu pedido, sanar suas dúvidas e efetuar solicitações. Acesse agora mesmo o link abaixo e surpreenda-se: http://www.submarino.com.br/local/autoajuda/home_autoajuda.asp. Caso tenha algum elogio, crítica ou sugestão ao nosso atendimento, envie um e-mail para capitao@submarino.com.br

Rogerio:

isto nao resolve o meu problema

Rogerio:

vc continua aí ou abandonou a conversa?


2 comentários:

Danit'S disse...

É complicado né Rogério.
Estou aqui lhe prestando solidariedade, também cai na mesma ladainha. E não foi só uma vez.

Achei seu blog através de uma pesquisa que fiz no Google, a fim de encontrar outra maneira de me comunicar com o Submarino.

[]'s

Danielle

Daniel Gasparoto disse...

Nossa, dá até medo pensar se eles irão entregar meu notebook mesmo!
Se tivesse pesquisado antes na internet sobre o Submarino, jamais teria comprado por lá.
O meu pedido ainda não está atrasado, mas já li cada absurdo aqui que me dá muito medo!